Área do Cliente

Análises laboratoriais

você está em home > Serviços > Análises laboratoriais

Análises laboratoriais

  • A Oxetil possui laboratório próprio, equipado com equipamentos devidamente calibrados e de alta geração, se adequando corretamente para comprovar a letalidade de cada ciclo de esterilização, realizando controles biológicos e controle de resíduos de óxido de etileno dos materiais esterilizados conforme a Portaria Interministerial nº 482 de 16 de Abril de 1999.

Esterilização é o processo que se utiliza de agentes físicos, químicos ou físico-químicos para exterminar todas as formas de vida microbiana nos materiais médico-hospitalares. Seu controle é feito utilizando controles, entre eles os chamados indicadores biológicos, compostos de esporos bacterianos, que são as formas mais resistentes aos agentes esterilizantes e capazes de se reproduzir em laboratório, comprovando a eficácia ou ineficácia de um ciclo de esterilização finalizado.

A esterilização por óxido de etileno é o método à baixa temperatura mais disseminado e utilizado mundialmente devido à segurança e eficácia que representa, considerado o “Gold Standard”.

A esterilização constitui a etapa final do reprocessamento. Os parâmetros da esterilização são estabelecidos em validações periódicas, precisamente controladas. Todos os indicadores ( indicadores químicos, físico-químicos e biológicos) são utilizados em conformidade com a legislação vigente.